RIO MAR RESTAURANTE – ESPECIALIZADO EM COMIDA PERUANA
São Paulo ganhou novo restaurante com cozinha Peruana de qualidade, na esquina mais famosa da capital, “Av. Ipiranga com Av.São João”
Por Luis Guilherme Zenga
O Rio Mar, é um restaurante com especialidade em cozinha Peruana, está localizado entre as avenidas mais famosas da capital paulistana, Av. Ipiranga com a Av. São João. É um restaurante interessantíssimo, muito charmoso, com uma entrada descomprometida e ao subir as escadas para o primeiro andar, você se depara com um salão lindo, grandes janelões antigos, dando um ar nobre e imponente ao restaurante. Foi todo restaurado e uma decoração clean, tudo com muito bom gosto e capricho. Culinária de primeiro mundo e extremamente saborosa. A casa pertence aos três irmãos peruanos (Hosler, Michael e Franco Castro). O Rio Mar, veio pra ficar, os pratos são fartos e muito bem preparados. O atendimento é impecável e o tipo de culinária é diferente de outros do gênero, com tempero único, criativo e delicioso.
O Peru é riquíssimo em variedade e espécies de peixes e utiliza os pescados em sua culinária desde os tempos dos índios pré-colombianos. Além da batata e do milho os conquistadores espanhóis trouxeram novos ingredientes que se somaram aos já utilizados.
A comida típica peruana tem sido classificada como uma das melhores do mundo. É também a favorita de muitos turistas por sua variedade, aromas, originalidade e riqueza alimentícia. Ao provar comidas típicas do Peru, você estará provavelmente conhecendo muito mais de perto a tradição e cultura daquele País.
As pimentas de todos os níveis de ardência e cores, batatas doce, arroz, milhos e os pescados são os ingredientes fundamentais e presentes em quase todos os pratos.
O destaque do Rio Mar fica a cargo do prato peruano mais conhecido pelos brasileiros: o ceviche, composto por tilápia em filé marinados em sumo de limão, pimenta, acompanhado de cebola, batata doce e milho peruano. Na verdade, o Ceviche é um dos pratos mais conhecidos do Peru e é também considerado parte da sua cultura e por isto é patrimônio cultural da nação. Há uma variedade muito grande das receitas de ceviche em cada região e local. Mas basicamente é um prato de pescados marinados em limão peruano, cebola, sal, alho e pimenta. A preparação é única e muita gente o considera afrodisíaco.
DRINKS – Pisco Sour, o drinque mais famoso do Peru, que é uma espécie de “caipirinha” do país e o Rio Mar prepara de forma única e deliciosa. A casa também oferece além das cervejas nacionais, a peruana Cusquena, entre outras bebidas do país e refrigerantes.
As sobremesas apreciadíssimas na casa: o Alfajor e Pie de Manzana
Alguns pratos e especialidades do Rio Mara Restaurante
Ceviche – Tilápia em filé marinados em sumo de limão, pimenta, acompanhado de cebola doce e milho peruano.
Leche de Tigre – Molho Afrodisíaco com marinado de peixes em sumo de limão e camarões ao tempero peruano.
Choritos – Mexilhões marinados em sumo de limão com picante, cebola, tomate em cubinhos e milho.
Piqueo Marino – Acompanhamentos: ceviche, peixe empanado, purê de batata recheado com patê de caranguejo e arroz com frutos do mar.
Combinado Rio Mar – Meia porção de ceviche e meia porção de peixes empanados fritos.
Matrimonio Rio Mar – Combinado de purê de batata, recheado com patê de caranguejo, acompanhado de ceviche.
Causa rellena – Rocambole de purê de batata recheado com polpa de Caranguejo e maionese.
Papa a la huancaína – Rodelas de batata cozida com creme ao tempero peruano, rodelas de ovo e azeitonas peruanas.
Arroz com mariscos – Camarão, lula, tiras de peixe, mexilhões flamados acompanhado por arroz cremoso e salada de tomate e cebola.
Chicharrones – Empanado de peixe acompanhados de mandioca frita, salada de tomate, cebola e alface.
Peixe ao molho – Filé de peixe na chapa em salsa de mariscos picante e frutos do mar flamados acompanhado de arroz.
Saltados – Carne Flambada com cebola, tomates, batatas fritas com temperos peruanos, acompanhado por porção de arroz.
Tallarin saltado – Carne flambada com cebola, tomate, pimentão repolho e talharim.
Arroz chaufa – Carne flambada com pimentão em cubos, cebolinha, tiras de ovo mexido, arroz e especiarias do Peru.
Sopas e Caldos – Sustancia de Carne, de Pollo, Dieta de Pollo e Minuta.
Parihuela – Sopa de peixe com frutos do mar, sudado de pescado.
Sobre os Sócios:
Três irmãos com coragem, força e dignidade.
Foi assim que começou o Rio mar Restaurante, os irmãos Hosler Witt (28 anos), Michel Castro (24 anos) e o Chef – Franco Amador Castro, de apenas 20 anos de idade, vieram para o Brasil com o objetivo de vencer e fazer o melhor com trabalho, dignidade e muito talento.
Os três irmãos sempre foram apaixonados pela gastronomia, com uma história de vida linda e emocionante, hoje fazem do seu restaurante uma referência da boa cozinha Peruana em São Paulo. O pioneiro da empreitada foi o irmão do meio Michel, que foi o primeiro a vir para o Brasil a convite de um restaurante peruano, trabalhou muito na cozinha até sentir-se só e desprotegido no Brasil, logo fez o convite a pedido do proprietário do restaurante que trouxesse seu irmão mais velho, “Hosler”. Juntos além de trabalhar no restaurante faziam comida na rua para aumentar a renda e ter o dinheiro suficiente para ter um dia o seu próprio restaurante. O sonho desses garotos andou rápido, mas com trabalho árduo, estressante, dia e noite. Logo tornaram-se sócios de um restaurante simples na rua Guaianases onde sua comida era a atração principal do local. No horário do almoço existiam filas de clientes para apreciar a especialidade peruana. Cada dia era melhor, produtos melhores e muito mais trabalho. Até que um dia um cliente que adorava a comida dos garotos fez um convite a “Hosler” para uma sociedade e apresentou o prédio da esquina mais famosa de São Paulo, a São João com a Ipiranga.
Hosler, ambicioso, atirado e confiante, avistou o prédio antigo, deteriorado e disse a si mesmo; aqui será o meu primeiro restaurante no Brasil. Determinado falou ao futuro sócio: sinto muito, mas essa empreitada eu vou junto com meus dois irmãos. Em sua cabeça lá estava o verdadeiro Rio Mar Restaurante. Imediatamente chamou seu irmão caçula, que em muito pouco tempo chegou ao Brasil, e aqui estava o Chef – Franco Amador Castro, onde o trio foi formado. Sendo: Os diretores Administrativos – “Hosler Witt e Michel Castro” e no comando da cozinha Franco Amador Castro.
Sobre o Chef Franco Amador Castro
O Chef Franco Amador Castro, é um jovem de apenas 20 anos de idade, que cursou gastronomia na Escola Columbia de Alta Cocina no Peru em Lima. Aprendeu o básico da cozinha peruana, na verdade, pegou mesmo a experiência na prática. Seu primeiro emprego foi em Lima como auxiliar de cozinha aos 16 anos. Franco sempre teve o dom da culinária e para surpreender foi escolhido entre 20 funcionários para sair do país e trabalhar no Chile como chef responsável pela cozinha de um famosos restaurante. Ficou apenas seis meses por não se adaptar ao clima do país, viajou para Argentina, também a convite de um restaurante que em suas especialidades gastronômicas eram focadas na culinária. (Argentina, Chinesa e Peruana). Lógico! Franco ficou responsável pela comida peruana do restaurante, isso levou um ano e três meses de trabalho. Franco conta que adorou a Argentina e o trabalho que exercia lá, o que pegou mesmo foi a economia do país que não era vantajosa na época. Através do convite de seus irmãos já estabilizados no Brasil, veio juntar-se a eles.
Serviço:
Rio Mar Restaurante
Rio Mar Restaurante
Av: São João, 610 – 1º andar – Travessa com a Avenida Ipiranga
São Paulo – SP
De segunda à domingo das 12 às 23 horas
Telefones e reservas: (11) 3224 8938 / 93019 7668
www.riomarrestaurante.com.br
www.facebook.com/riomargastronomiaperuana
Instagram: @restauranteriomar